12/05/2015

4 dicas para não errar no planejamento da empresa

Além de estar preparado para um trabalho duro, é fundamental ser realista ao montar um plano de negócios.

Um bom planejamento estratégico é essencial para que uma empresa direcione seus esforços e consiga alcançar seus objetivos. É o planejamento que vai ajudar a companhia a destinar recursos de forma eficaz, estabelecer uma vantagem em relação à concorrência, lidar com riscos, tomar decisões inteligentes, ter um desenvolvimento coerente e resultados melhores.

Por trazer todos esses benefícios e melhorar a organização da empresa, o planejamento é uma etapa importante para empresas de qualquer porte, desde um negócio em casa até uma multinacional.

 

Veja a seguir quatro dicas de Vinicius Roveda, CEO da ContaAzul, para fazer um planejamento estratégico sem erros:


1. Estude o mercado de atuação

Mesmo se a empresa tiver um bom serviço ou um bom produto, ele pode não ser aceito porque não se encaixa no mercado. Antes de tudo, é necessário fazer uma pesquisa detalhada sobre tudo que faz parte da área do negócio, como público-alvo, custos fixos e variáveis, concorrência, fornecedores e localização. Dessa forma, o planejamento vai condizer com a realidade e vai prever e evitar problemas no futuro.


2. Não use planos de negócios existentes

É importante conhecer o planejamento de outras empresas do mesmo porte e ramo que a sua, mas se basear nos planos de negócios delas e almejar as mesmas conquistas pode ser um equívoco. Cada negócio tem suas diferentes metas, valores, investimentos, contratações, dentre outros pontos. Portanto, é preciso personalizar o planejamento de acordo com suas necessidades e levar em consideração todos esses fatores. Algumas perguntas para começar a adequar o seu plano são: de onde virá seu capital de giro? Em quanto tempo você espera ter lucros? Como vai captar clientes?


3. Seja realista

Não adianta fazer pouco investimento e poucas contratações, esperando lucros exorbitantes. logo quando a empresa está começando. Além de estar preparado para um trabalho duro, é fundamental ser realista ao montar um plano de negócios. Tenha isso em mente ao planejar o quanto de investimentos a empresa vai atrair, quanto poderá contratar e quanto poderá crescer.


4. Não se esqueça dos riscos

Ao colocar o planejamento em prática, imprevistos podem surgir, o que pode exigir que alguns itens tenham que ser repensados. Por exemplo: uma distribuidora de chás pode perder lucros, caso a produção de ervas seja afetada por uma seca. No entanto, um bom planejamento pode prever algumas situações próprias do mercado e preparar melhor a empresa para se sustentar em momentos de aperto.

 

http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/quatro-dicas-para-nao-errar-no-planejamento-da-empresa/101074/